segunda-feira, 21 de junho de 2010

Surra de Vara de Marmelo


Por: Eliane Faria


Provavelmente vocês nunca ouviram essa expressão. Minha mãe nasceu em Delfim Moreira/MG, e há uns 50 anos essa cidade era um dos maiores produtores de marmelo do Estado (talvez até do Brasil). Hoje o marmelo sumiu do mapa e nem em Delfim a gente acha a árvore mais. Mas o bendito fruto e o seu caule, sempre permearam meus pesadelos quando criança.

Dona Cida, minha mãe, é daquela época em que não existia o politicamente correto ou incorreto e em que psicólogos diziam como educar os filhos. Então, caso aprontássemos alguma, ganhávamos uma sonora chinelada pra tomar jeito. Ou, quando a coisa era bem grave, a ameaça mudava de nível: “se fizerem isso vão apanhar de vara de marmelo”.

Não, minha mãe não era agressora, nem nada do gênero, a época é que era bem outra. Naquela época a gente não falava palavrão em casa, sob pena de tomar uma chinelada ou de ouvir o som da vara de marmelo voando no ar. Ou ainda, ter a boca lavada com sabão. E o tal “corretivo” era normal. Hoje em dia é capaz de causar escândalo eu dizer que tomava umas palmadas vez ou outra em casa. Tudo é permitido e vemos professores apanhando de alunos, e filhos apanhando dos pais. O respeito foi parar não sei onde. Eu, do alto dos meus 33 anos, começo a ter saudade “daquela” época.

Por tudo isso é que muito me espanta a postura do técnico da Seleção Brasileira, o Dunga. Pra um rapaz das antigas, que deve ter sido educado de forma bem rígida, ele deveria saber que é muito feio falar palavrão, ainda mais na frente de um monte de gente. Quantas pessoas viram esse papelão ao vivo e tiveram que escutar impropérios em rede nacional? E a criançada, a molecada? Todos achando aquele cara o máximo, e ele falando coisas abaixo do mínimo na TV.

Vocês podem dizer que eu estou exagerando, e que não tem nada a ver uma coisa com outra. Mas para mim a postura do Dunga é igual a de criança birrenta, mal educada. Penso que está mais do que na hora do Dunga acordar e perceber que a encrenca da imprensa não é com o Sr. Carlos Caetano Bledorn Verri, pessoa física. E sim com o trabalho do técnico da nossa seleção. Está na hora de ser profissional, né? O equilíbrio emocional mandou lembranças...

O que quer que o jornalista tenha dito, ou feito, para ele, não é justificativa para agressão ao resto dos brasileiros que acompanhavam a entrevista.

Birra, para mim, é falta de surra. Fosse esse senhor filho de Dona Cida (e, portanto, meu irmão), ele seria um sério candidato a uma bela surra de vara de marmelo. E sem churumelas.

(Obs. 1: Soei uma velha chata nesse texto, né? Podem cornetar. Eu admito. Sou velha e chata)

(Obs. 2: Sobre a briga do Dunga com a Globo, especificamente, escreverei na semana que vem – vou esperar cenas dos próximos capítulos... rs)

3 comentários:

O CORNETA disse...

Querida colega Eliana,
Pela primeira vez sou obrigado a discordar em parte de seu texto.
Todos os meios de comunicação monstraram os palavrões do Dunga.
Sua educação foi parecida com a minha com exceção da vara de marmelo . Era fio de ferro mesmo.
Gostaria de propor o raciocinio pelo o outro lado da moeda. Deixo claro que não sou pró Dunga e nem contra Globo.
A Rede Globo detem todos os direitos de transmissão do evento e vendeu cotas a outras emissoras.
Todo mundo mandou pencas de reporteres e demais profissionais , julgando, como sempre aconteceu, que seria a farra do boi.Noticias e mais noticias , furos,, especulações sensasionalismo ,esccândalos exclusividade, etc, etc, etc. Certo?
O Dunga , no seu direito de exercer sua função,pensou diferente.
Especificamente a Globo se sente dona da seleção brasileira.
Para encurtar, Vamos a analise pela qual o Dunga deve ser cobrado. Resultados.
Primeira seleção a se classificar para as oitavas. O time jogou bem, no ultimo jogo com três gols dignos das melhores seleções ja formadas.
A exploração dos palavrôes.
Se uma imagem diz mais que mil palavras, quantos palavrões seriam necessarios para equivaler a determinads imagens que nos são expostas e impostas sem o menor critério de ética ou bom senso com a mascara de Jornalismo ou Arte?
Um erro não justifica outro. Mas tem horas que só um palavrão bem sonoro resolve.
Queiramos ou não o Dunga,não sei se da melhor maneira,fez prevalecer o seu pensamento focado em realizar um trabalho sério e condizente com a importancia da seleção de futebol do Brasil. Para nós torcedores,em função do ultimo jogo,ficou evidente que o trabalho que vem sendo feito, tem condições plenas de conquistar o titulo de Campeão Mundial pela "sexta vez". Nossa "Imprensa" porem, prefere enaltecer o futebol Argentino. Eliane querida , tambem me estendi no comentario . Sendo assim, para finalizar quero lhe fazer uma declaração de Amor.
Eu fui soldado do Exército Brasileiro que combateu o terrorismo .Eu consigo compreender as pessoas que valorizam a Pátria e seus simbolos.( caso explicito do Dunga.) Durante um bom tempo eu prestei continência a estes simbolos e valores. Ao contrario de muitos que os vêem piegas,aprendi a vê-los como representantes da Nação brasileira que o seu povo e território jurei defender.

"Discordo de tudo que você escreveu e pensa.No entanto, se preciso for,defenderei com minha própria vida o direito de você expressa-los".
Carinhosamente.
Nilton Pasqual
O CORNETA

fariaeliane disse...

Meu caro corneta,
Eu apenas falei da falta de modos do nosso técnico. Sobre a briga dele com a Globo/imprensa eu pretendia falar na semana que vem, pois bem sei q Dunga não é o "vilão" da história. Acho, porém, que ele poderia falar TODOS OS PALAVRÕES q a Globo (e parte da imprensa) merece, mas longe do microfone e mantendo um mínimo de educação.
Beijos e obrigada pela linda declaração!
Eliane

Anônimo disse...

Pois bem!
É a primeira vez que visito o blog e já achei um fato interessante acontecendo.
Talvez dois conteporâneos meus visualizando de forma de forma opostas o Senhor Dunga (não aquele dos sete anões da estória da Branca de Neve), mas aquele que foi um grande jogador. Me lembro muito dele (Como Felipe Melo, não era desleal, era duro).
No entanto, como treinador, o profissional que controla nossa seleção, deve e tem a obrigação de ser mais controlado. Tanto durante a realização das partidas, quanto nas demais tarefas de técnico, dentre elas as entrevistas.
Se nossos pais não tinham cultura suficiente para entender como educar os filhos, pois seja a base de vara de marmelo, seja a base de fio de ferro, seja a botinadas, cacetetadas de cinturadas, além do amarrio em árvore de cabeça para baixo, ou em pés de mesa e etc. Não justifica esse senhor, ocupante de cargo de destaque na mídia internacional agir de forma destrambelhada e proferir palavras de baixo calão contra outros profissionais. Se tais profissionais foram de baixo nível, o Sr. Dunga se nivelou a eles. No entanto, havemos de lembrar que o único que estava com a cara à tapa era o Sr. Dunga. Devia pensar antes de proferir os despropérios que filhos de muitos ouviram (os meus já têm idade suficiente para discernir, mas penso nos que acham que os jogadores e treinadores são ídolos a serem seguidos [espero que não sigam o Bruno e o Adriano do Flamengo, bem como o Maradona]. Aí o que um pai vai explicar para o filho!???
Estou estarrecido com o procedimento desse senhor e, no meu parco conhecimento sobre técnica futebolísica, ele é tão bom técnico quanto estilista (a filha dele deve adorar os seus impropérios, a julgar pelo estilo das roupas do dito cujo). Não criei meus filhos como fui criado, no entanto, sou rígido e não admito falta de respeito apra com terceiros. Assim, esse senhor é um escremento falante.
Estou louco para chegar o dia 15/7/10 e acabar essa Copa chucra e voltar os jogos do nosso Verdão.

Só para constar, sou filho de militar e o fui por 13 anos. Nem por isso admito o uso da força, do poder, da autoridade ou da posição privilegiada para atacar os que não podem se defender ou não têm voz para responder às ofensas.

Fábio (Coração Verde - MG)