sábado, 6 de março de 2010

O Corneta - "A virada que eu esperava" - parte II


Esperava concluir o texto depois de uma brilhante atuação do Palmeiras hoje contra o Sertãozinho. A partida foi adiada.


Pensei : E agora ,terei que esperar até segunda.?

De repente, tudo começou a ficar absolutamente claro na minha mente.

Por incrível que pareça, eu e o Marcos estamos passando pelo mesmo drama.

Ele com sua carreira e eu com as mazelas da vida.

Fui em um aniversário de criança. Encontrei com pessoas que há até pouco tempo , reciprocamente, era só trocas de alegria, companheirismo cumplicidade etc. Tinha de vez em sempre , muito arranca rabo só que a amizade e confiança sempre superaram tudo.

Angustiado com esta situação e como ” Guardião” desse relacionamento por um grande período, já com os olhos meio mareados embora atentos a estrada, eis que, subitamente, me vem a imagem da defesa do Marcos contra a Alemanha naquela final de 2002.

O que esse cara tá fazendo aqui num problema que é meu ,indago á minha mente.Esta me remete imediatamente, para onde mora minha Centelha (maneira carinhosa como chamo Deus)

Aos poucos comecei a entender. O Marcos e eu estamos iguais neste momento da vida

Até outro dia éramos só admiração, respeito e credibilidade. Hoje? Que diferença em parceiro?

Assim como você Marcos, eu também quero, pelo menos, ganhar um titulo importante antes do fim.

Assim como você Marcos ,eu tento treinar duro, manter os reflexos, a elasticidade, superar a dor diária do desgaste físico e mental.

Assim como você Marcos ,tento falar para os que estão chegando agora, da minha experiência, como é a vida, sabe aquele nosso jeito Paizão .

Estou convicto que, antigamente tínhamos mais sucesso com os novos .

Agora eles chegam com fama,querendo se impor ,cheios de si , e quando não, reprovando ,normalmente de maneira implícita, os seus atos e atitudes como doutores da verdade.

Hoje, até alguns meio veteranos de grandes jornadas , já aderiram ás idéias ,conceitos e comportamentos dos recém chegados.

Mas tudo bem, a vida é exatamente assim. O tempo é inexorável . Ele muda tudo ,até as pessoas.

Os errados somos nós que deveríamos nos acostumar com tudo isso.Mas somos teimosos, burros xucros. Só que com uma grande vantagem; por pior que seja, sempre deixamos claro nossa posição. Conosco pode haver surpresas, decepções, nunca.

É Marcão ,você não sabe com que alegria abro esta pagina de minha vida publicamente ,comparando a similaridade de nossa angustia.

Só que é o seguinte amigo, nós bem ou mal fizemos. Temos uma história.

A sua Marcos ,também e uma historia construída com muito suor, lagrimas e sem duvida muitas alegrias.

Não retiro uma palavra das criticas que lhe fiz. Se assim o fizesse, estaria contradizendo tudo que acabo de escrever. Não teria coragem de, se possível, estar na Arena Palestra para aplaudi-lo em sua despedida.

A centelha exige duas coisas : 1 Marcos obrigado pelas alegrias.

2 Marcos obrigado pelas tristezas pois não fossem elas ,as alegrias teriam menos importância.

Este aprendiz de colunista jura que: de hoje em diante se eu não conseguir elogiá-lo também não o criticarei por respeito a sua historia

Dedico este texto (com todos os erros gramaticais) em homenagem as minha netas, Maitê (já entre nós) , Pietra e Sofia(á caminho) .

E em honra de minha eterna e amada esposa Val.

Nilton Pasqual

O CORNETA

13 comentários:

Anônimo disse...

Estavamos ansiosa esperando as outras partes do artigo.
Pena que forão só duas.A chorona da Cinthia e agitou a galera com a voz de choro.Simplesmente deeemmaaaisss comecçamos a gosta do Marcos de novo
Corneta se tão te tratanto mal, vem morar conosco
E a foto????
CORNETETS

Fabio Pugliesi disse...

Corneta,

Vou responder por partes:

1 - Sobre o Marcos, e no contexto o menos importante, não esperava outra resposta.Afinal muito do seu sucesso nos textos vem dessa forma justa de analisar a situação.

2 - Sobre os recém chegados, eu afirmo que eles não tem culpa de nada, os culpados são os meios veteranos que deixam se influenciar e perdem a cúmplicidade com os veteranos,mas, eu realmente acredito no "sangue" e esse sempre falará mais alto.Mesmo que tardiamente.

Anônimo disse...

Concordo sempre ponderado Editor
Bjs Pai

Anônimo disse...

ontem que falou por nós foi a Helena.E não fui a unica que se emocionou, mais uma vez , com o nosso corneta.
O gambazão aqui no meu lado tambem não aquentou e ainda tirou cópia do texto pra ler pros pais e irmãos dele no almoço. ainda bem que meu cunhado Fernamdo tambem é palmeirense e chorão.
Éocorneta balançando ate gamba
como pediu a helena cade a fot
Cinthia
CORNETETES

Anônimo disse...

O corneta desta vez se superou e como sempre seu texto nos leva a reflexão.
Parte I eu pensei que fosse uma psicocrafia com o pai do Marcos

Parte II é de uma profundidade que eu se pai das meninas que ele cita mandava colocar essa homenagem em uma moldura minha esposa se encantou com a declaraão de amor a sua esposa.
nada do que eu li sobre o Marcos diante dessa ultima crise foi tão paterno como o texto do corneta.Brilhante
Por acaso na seção toca lá em casa a musica de hoje é um link com o texto.
até hoje me emociono quando ouço
Parabens ao blog
Corneta este ultimo sera que foi de total inspiração de como diz voce da Centelha.
Ops

Anônimo disse...

Corneta,
Um dia vocês também foram os novos, que com suas idéias e maneira de pensar incomodaram os "velhos" e é assim o ciclo! Quem não se adapta e não se recicla, sofre mais. Essa transição não é fácil, mas é superada.
Um dia o goleiro é o melhor e no outro é o pior... mas no final, cada um sabe do seu verdadeiro valor, isso nunca morre.
Boa sorte a vocês!

Anônimo disse...

anonimo

Acho seu comentario um grande equivoco.
Aonde eu menciono que estou"incomodado"?
Quem sabe do valor de quem?? e isso morre ou não morre???

"Boa sorte a voces" diz o Sr ou Sra
Voces quem??? Só eu assinei o texto.
no minimo é um(a) dos "doutores" da Verdade.
Caso o sr ou sra se inseri no texto
este blog não presta para frescurinhas de familia existem outra maneiras.
Meu texto é uma analogia com o momento vivido por um jogador do Palmeiras.
Dando um ponto final. não vou e não aceito a me adaptar em idéias piores que as minha.
Para finalizar seja você quem for, não lhe devo satisfação alguma e outra não gosto de Anonimo que permanece anonimo.


Continue no anonimato.Fica facil né
Nilton Pasqual
O CORNETA

Flavio disse...

Corneta,
A admiração, respeito e credibilidade nunca foi abalada, diminuída ou esquecida.Seus ensinamentos serão eternos, sua postura e posicionamento diante de algumas situações da vida são invejáveis e não acho que precisa provar mais nada pra ninguém.
Quando diz que quer ganhar mais um título importante antes do fim eu te pergunto :Qual título seria mais importante na sua vida de ter filhos, esposa e netas que te considera o verdadeiro Campeão.
Te amo.
Seu filho do meio...rsrs

Anônimo disse...

Filho do Meio,o nosso recheio.
Obrigado pela enchida de bola.

Quem sabe este titulo tão almejado não seja o de vocês voltarem as nos visitar como antes.
Eu tambem te amo muito.
Seu pai do meio.

Nilton Pasqual
O CORNETA

Unknown disse...

Acho que vcs deveriam respeitar mulheres grávidas que choram até com comercias de margarina.
Sinto me no dever de participar, mesmo não sendo palmerense e nem mesmo uma "futibolista praticante", mas por ser algo mais que um ventre para as pequenas citadas, as quais o texto foi dedicado.
Me considero uma recém chegada, porém nem tanto assim, a ponto de te conhecer (CORNETA) pelo olhar, tom de voz e risadas de canto de boca.
Não tenha dúvida, e sei que sabe disso, que nesse jogo da vida mesmo quando nosso time perde, nós os seus torcedores, continuamos beijando a camisa, com o mesmo amor e devoção.
Lembre-se que neste jogo vestimos a mesma camisa, como já tentei concretizar, literalmente em momento oportuno.
Sinto me horanda por estar do seu lado do campo.
Amamos você,
Sem dúvidas,
Nós 5

Anônimo disse...

Deus de abençõe minha filha obrigado pelas palavras e outra, voce não é recem chegada, conta o tempo de namoro e mais, contribuiu com uma filha vale 25 anos de tempo de serviço. sendo assim em junho você é quem sera a veteranona
Eu é que sinto muito orgulho de vocês 5
Nilton Pasqual
O CORNETA

fariaeliane disse...

Corneta,
Coisa linda esse seu texto.
É pra colocar numa moldura e ler todos os dias.
Tenho orgulho de participar do mesmo blog que você!
Ao senhor Editor, o meu muito obrigada pela oportunidade!
Abraços alviverdes!
@fariaeliane

Anônimo disse...

Vc ta de brincadeira, ooooo Sr. Corneeeeta, o Marcão é melhor Goleiro desse Mundão, ganhar titulo no Palmeiras não é pra qualquer um não. Se voce não sabe ele esta agarrando em um time que todo jogo entra com dois ou tres a menos, voce acha que é facil, olhar pro seu lado esquerdo e ver o Armeiro, do lado direito o Wendel. Parabens amigo ,viva o Verde e o Branco. ( Obs. Mas o AZUL esta valendo mais )rsrsrsrs