quarta-feira, 10 de março de 2010

Marvada Pinga

Eliane Faria

Só pra espairecer, e aproveitando que ainda estou ouvindo Cartola (também fã da água que passarinho não bebe), resolvi dividir com vocês um dilema.


Zoar ou não zoar a situação do Adriano?

Nesta semana, depois da declaração desastrada do dirigente do Flamengo (contando o que todo mundo já sabia, mas tentava preservar o jogador e seu valor de mercado), o que se viu na internet e na TV foi uma sucessão de piadas a respeito do problema (sério) do Imperador.

Eu até cogitei a transcrever a letra de “Marvada Pinga”, imortalizada na voz de Inezita Barroso e Catifunda (acho que só o Corneta vai lembrar da Catifunda). Mas essa idéia foi embora rapidinho.

E sabem porque? Quem, em sã consciência, pode atirar pedra no Adriano? Alguém aí teve a infância paupérrima do cara e a ascenção meteórica a milionário quase que da noite pro dia? Ainda, alguém aí, depois desse rebuliço todo perdeu o pai de forma abrupta? Justamente aquele que era o apoio extremamente necessário?

Não estou querendo justificar o ocorrido. Mas todos nós temos nossos vícios. Parem e pensem. Eu, por exemplo, sou viciada em coca-cola e em twitter. Nenhum deles prejudicam tanto quanto o álcool ou outras drogas, mas são vícios, oras bolas. Coca-cola me engorda pra caramba, e se eu precisasse do meu corpitcho pra viver, talvez estivesse sendo julgada como o próprio Adriano e o Fenômeno. E o twitter não me deixa dormir antes das duas da manhã, o que causa um certo transtorno pra acordar cedo.

Não dá nem pra comparar com o alcoolismo, lógico. Só quero mostrar que, em maior ou menor grau, todos somos acometidos por vícios. Destruidores ou não.

Acho que talvez estejamos direcionando muito o nosso foco para coisas alheias ao futebol. Podemos, sim, questionar e insistir num tratamento para o craque do Fla, mas ficar fazendo troça com um problema tão sério é, no mínimo, cruel.

Quem já teve um alcoólatra por perto sabe do que estou falando. Ninguém entra nessa por livre e espontânea vontade, como acaba parecendo. E, pra sair, também não basta “força de vontade”. Isso é conversa pra boi dormir.

Posso estar exagerando na minha constatação? Sim, mas acho que o povo também pode maneirar ao brincar com a doença do rapaz.

Adriano, se cuida, nego! Um negão lindo, poderoso e vitaminado desses não pode se destruir assim. Fé em Deus que a coisa vai pra frente.

Abraços!

(E, antes que me perguntem, eu sou muito mais o Adriano na Copa do que Pato, Grafite e Love JUNTOS. Não há outro jogador com o porte dele em atuação no Brasil ou no exterior. E precisamos de um matador a prova de tombo.)

12 comentários:

Flavio disse...

Eliane,
Parabéns pelo texto, mas descordo de vc. no final.
O Fred do Fluminense foi muito mais decisivo para o Flu do que o Adriano para o Fla, o cara fez gol em quase todos os jogos da arrancada do Fluminense ano passado, faz gol de qualquer jeito, me faz lembrar o Careca, que jogou no Napoli, que pra mim depois do Evair ,claro, um dos melhores centroavantes que já vi jogar, na minha opinião o Fred deveria ir para a Copa no lugar do Adriano.
Sugestão ao blog : faça uma enquete de quem deveria ir Fred ou Adriano.
Abraços,
Flavio - irmão do Editor do Arena

Flavio disse...

eu discordo do descordo com e, foi mal...curintianei...rsrsrs

fariaeliane disse...

rarara
Quase perguntei para qual time vc torcia depois dessa... rarara
Brincadeira.
Também acho que o Fred foi muito mais decisivo para o Fluminense do que o Adriano foi para o Fla.
Mas o Dunga não parece nem um pouco inclinado a levar o Fred, né? Como disseram a respeito do Love, o Dunga já o testou e parece não ter gostado. Foi por isso que nem mencionei o Fred.
Mas concordo contigo, irmão do editor, no último Campeonato Fred foi mais matador que o Adriano.
Abraços!

Anônimo disse...

Eliane
Crioulo sarado,fortão aquenta tombo, bebum. coitadinho . ta com dó leva ele pra tua casa
Eu só queria te lembrar que a copa do mundo é de futebol e não de Sumô.

Anônimo disse...

Voces dois parem de falar abobrinha.
Bebado tem que ficar na A.A.A
para quem não sabe cuida de alcoolicos só que no caso do Adriano não tão anonimo.
Tem que levar é o Neimar.
Luiz Fabiano não vai dar lugar pra ninguem.
Precisamos parar de defender jogador com problemas de drogas em geral,
Futebol é esporte, Drogad, bebado que bate em mulher e mulher que gosta de cara que bate em mulher deveria é apanhar tambem.
Vamos falar de futebol e de preferencia sobre o Palmeiras e parar de dar espaço pra Muricy A driano e companhia

fariaeliane disse...

Se eu pudesse, levava o Adriano pra casa, mas já que não posso, escrevo a respeito.
E assino, coisa que os dois lindos aí de cima não fizeram.
Porque será?
Abraços!

Redação / Sérgio Dias disse...

Eliane,

Uma das alegrias do futebol é a gozação...

Pode parecer "humor negro", mas os vascaínos devem gostar demais destas aventuras do Adriano.

De verdade, não concordo que se deve passar a mão na cabeça, "coitadinho" etc. Sao escolhas e ele fez a dele.

O CORNETA disse...

Cara Eliane estou com você nessa em relação a esse anonimozinho.
Sua resposta foi perfeita e elegante.
Recentemente tive o mesmo problema tambem respondi, não com sua classe evidentemente mas com o estilo CORNETA.
Beijos

fariaeliane disse...

Corneta,
Já disse que vc é meu ídolo? Pois então está dito. Um gentleman!
Graças a você, ao Palmeiras, e ao nosso editor é que eu aguento os anonimozinhos.
Beijos!

Fabio Pugliesi disse...

Prezados leitores,

Conheço a Eliane por twitter,e quando fiz o convite para ela escrever no blog, pensava em criar nesse espaço uma visão feminina sobre o futebol, afinal, as mulheres entendem sim desse esporte e ela ainda é PALMEIRENSE.

Nesse post, percebi que poucos debateram a idéia principal do texto , até que ponto a rivalidade esportiva pode ser motivo de piadinhas diante de um problema tão sério?

E tem mais, em forma eu levo o Adriano para a Copa.

Obrigado pelas visitas e viva o debate.
Abraços
Fabio

Flavio disse...

Os Anônimos que escreveram devem ser dois bambis que não tem coragem de assumir a opinião, pelo menos tenham mais respeito com nossa editora e com os demais leitores do blog.
Aqui os debates são sérios e a cordialidade e educação se faz necessário,pois somos todos civilizados movidos por uma paixão que é o nosso Palestra.
Se for pra bagunçar e dar uma de curintiano, cai fora !!

fariaeliane disse...

É, meninos, é incrível como tem gente que não consegue debater idéias, né? Muito chato.
Para alguns é muito mais fácil agredir e partir pra ignorância.
Mas "vamo que vamo"!
Não vou deixar de pensar como menina pq, afinal, é o que sou.
Entonces, resta-me agradecer o apoio da santíssima trindade desse blog (editor, corneta e o irmão do meio), e continuar escrevendo.
Beijos!